quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ponto de situação III

Falta uma semana.
Casco pintado, lockers arrombados, barco totalmente vasculhado, cana de pesca (fraquita) encontrada, o grosso das compras está feito e arrumado no seu sitio. Foi a primeira vez que estive neste processo de escolher o que se leva. É engraçado isso e programar o que se vai comer e beber durante cerca de 10 dias, com a alternativa de menú de bom tempo e menú de mau tempo. E mimos, claro. Nem eu nem o skipper somos fãs de beber (muito) a navegar por isso vão só duas garrafas de vinho (ele é mais cerveja). Uma para ir bebendo e outra melhor que será aberta quando houver algo que justifique um brinde. Depois vão 3x24 minis que tenho esperanças que uma  das caixas seja para o dono do barco quando lá chegarmos ou gastas numa qualquer marina em que queiramos ou precisemos de parar. Vão 4 guiness que farão a vez do bom vinho. Uns patés especiais de corrida e o resto é enlatados de toda a variedade. Os frescos compramos no dia da partida. Vamos tratarmo-nos bem e tenho uma certa curiosidade ver quanto daquilo que comprámos vai ser consumido.

Hoje levámos 6 jerricans de gásoleo para atestar o depósito e vermos quanto vai gastar até Gibraltar. Enchemos o depósito de água, carregámos as baterias e testámos os instrumentos e luzes. Percebemos que o radar tem aquele aspecto de zx sepectrum de fundo preto e linhas verdes, com direito a tremeliques meio hipnóticos e o leme não funciona. O skipper acha que é falta de óleo e amanhã confirma-se se é ou não.

Se tudo correr como previsto, 6ª feira o veleiro vai para a água e terá o seu teste quando o levarem para a bóia onde ficará fundeado até partirmos. Lamentávelmente não vou poder ir porque estou a trabalhar. As cartas necessárias estão a bordo e essencialmente estamos prontos para partir resolvido o leme preguiçoso e passadas as escotas da genoa e o life line.

pronto. é isto. Faltam as últimas compras, fazer a mala e arrancar.

Da outra viagem, já maior, agora não me apetece falar ou pensar muito nisso. Já sei que não estou com nenhuma doença terminal para além da minha estupidez natural, tenho análises e um atestado que o confirmam. Provalmente meto os papeis de saída ainda esta semana e embarco em Junho. Provavelmente falta dizer mais coisas mas estou cansado por isso logo penso no assunto.

M.