segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Optimismos moderados


Se tudo correr como esperado depois de amanhã largamos para Bocas del Toro. De preferência com o nascer do sol. Estamos a precisar tanto que seja uma boa viagem como de sair desta marina. O L. vai ao comando do catamarã, ex-Kiki renomeado Helena S. em homenagem à sua filha, com os dois miúdos.

Hoje ficaram as velas prontas. Os 5 molinetes do cockpit foram desmontados e limpos, um do mastro está desmontado e faltam outros dois. Estavam num estado lastimável. Estão agora aceitáveis. São quase todos diferentes. Para os dois primeiros, os maiores, precisei de procurar na internet o esquema para conseguir voltar a montá-los. Demorei dois dias para isso. Os restantes demoraram tempo entre parafusos que não queriam sair e imundice que também não queria sair. Hoje tive uma hora para tirar um parafuso teimoso. Eu sou mais teimoso.
O último que desmontei é o mais complicado. Tem rolamentos e uma data de pecinhas. Ìa perdendo um rolamento.
 O Helena S. ainda está com aspecto de estaleiro mas tirando os molinetes falta só pôr óleo na caixa, arrumar a tralha e fazer o teste de mar amanhã.

O Arctic Front vai sob o meu comando com o Chris, o tal mago dos barcos. É mesmo um mago e damo-nos bem. Só tenho pena de não o estar a ajudar para ir aprendendo com ele alguma coisa. Paciência.

A viagem será de cerca de 140 milhas. O Helena faz facilmente mais uns 2 a 5 nós que o Arctic, suspeito. Como vamos em frota imagino que o L. andará às voltas do Artic para ocupar o tempo e divertir-se. É um cromo.
 Entretandto os espíritos melhoraram. Estamos em modo partida. No fundo é só mais um dia.

A ver se a maré muda e começam a acontecer coisas boas. Muito boas já agora.
A lua cheia e nova passou. Estamos noutra lua a crescer.


M.